Eu passei minha infância e adolescência mudando de cidade em cidade à medida que meu pai era transferido em função do seu trabalho.
Quando eu era jovem achava isto péssimo porque precisava deixar para trás amigos e histórias.
Muito tempo depois fui compreender como isto me ajudou a desenvolver as competências mais importantes que tenho hoje: resiliência, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, protagonismo, foco nos objetivos, inteligência emocional e gestão de mudanças.
Mas um dia chegou a minha vez de mudar: precisava morar em Belo Horizonte para seguir os estudos.
Depois de morar alguns meses com minha tia Ana, achei que já era hora de me mudar e fui dividir apartamento com mais três amigas. Uma delas estudava Psicologia. Foi aí que tive meu primeiro contato com a Psicologia, fui entender o que uma psicóloga estudava e fazia.
Comecei a pesquisar mais e me interessar pelos estudos do comportamento humano. Não sei explicar, mas meu coração decidiu que aquela era a profissão dos meus sonhos.
Como eu queria, aos 18 anos, poder ajudar a transformar a vida as pessoas
Comecei minha carreira em 1999 como estagiária de RH em uma empresa de transportes. Desde então, ocupei posições de especialista e liderança em empresas como Editora Planta, AmBev, Gerdau e Vale.
Fundei em 2015 a Janaina Fidelis Psicologia e Trabalho, onde atuo até os dias atuais como palestrante, mentora, coach, facilitadora de aprendizados, consultora e professora de pós-graduação.
Como o tempo voa...
Sou coautora de 3 livros: Mulheres na Psicologia, Seja Protagonista da Sua História, Action Learning e Relações Humanas. Já escrevi diversos artigos, um deles publicado em uma revista científica internacional.
Tive uma pesquisa apresentada em um congresso internacional na Europa.
Algumas das minhas formações: